• CONTENT
Arquitetura

Doce Sossego

Onde: Curitiba • 10 de Maio - 2023 | Fotos Bia Nauiack

Concebida para ser um refúgio, a casa foi projetada, construída e decorada em apenas um ano. A sintonia fina entre cliente e profissional garantiu o sucesso da empreitada

 

O imóvel encravado num condomínio residencial ainda estava em seu estado cru, um terreno apenas coberto por um gramado muito bem cuidado, preenchido em seus 500m2 apenas por uma jabuticabeira bastante madura, cujos moradores fizeram questão de mantê-la, apenas deslocando-a no terreno”, conta a arquiteta Ediane Tramujas ao descrever o projeto que desenvolveu para a casa de 370m² em um condomínio fechado em Santa Felicidade, em Curitiba.

A proposta era a de criar um lugar que servisse de refúgio aos moradores, com espaços abertos e muita luz do sol.  A profissional conta que não é comum executar um projeto em plena harmonia com as expectativas dos clientes e o dia a dia de uma execução mas, neste caso, não houve qualquer alteração ou adequação do que foi apresentado inicialmente aos clientes, o que inclusive gerou uma obra muito rápida e com custos bastantes minimizados.


“Quando as obras se iniciaram, todos os projetos estavam compatibilizados e harmônicos. Assim a integração de todas fases construtivas foi natural, o que levou a exatos 12 meses e 5 dias entre a colocação dos tapumes iniciais, até a mudança da família para a casa com todos os móveis internos já instalados”, conta Ediane.



Linhas retas e volumes verticais estabelecem a identidade contemporânea da fachada principal, com uma imponente porta de madeira ripada, de seis metros de altura. Para o layout da área social a arquiteta idealizou um conceito integrado, voltado a aproveitar, ao máximo, a iluminação natural e a amplitude dos ambientes.

 

Atendendo as expectativas dos clientes, a ideia era realmente criar um refúgio que fosse além de atemporal, prático e de fácil manutenção, por conta disso, Os principais revestimentos utilizados foram o porcelanato, tecidos em couro sintético e madeira. A casa é neutra, com cores claras. Os pontos de cor ficam por conta das obras de arte, almofadas e adornos.

 


A área externa com jardim e piscina (Desjoyaux) está integrada ao espaço gourmet com ampla varanda. Isto permite usufruir dos três espaços tanto em dias de clima mais frio como na temporada de calor.

  



“Os proprietários simplesmente amaram o resultado a ponto de afirmar categoricamente que jamais pretendem sair da residência. Ouvi do marido a seguinte frase, aqui é o nosso lugar de sossego, nosso refúgio”, comemora a arquiteta.

*Esta matéria foi publicada na edição 114 da Revista Casa Sul, à venda em versão impressa ou para download em nossa loja virtual. Confira mais imagens em nossa galeria!

Comentários
Deixe seu comentário

Você também vai gostar
Identificação X
entrar usando o facebook