“A Equipe Casa Sul está funcionando normalmente em home office. Se precisar falar conosco, ligue para (41) 99966-8360 ou clique aqui para mandar uma mensagem via WhatsApp”

  • CONTENT
Conexão

Dicas para jardinagem na quarentena

Marilua Feitoza Onde: Curitiba • 23 de Abril - 2020 |

Inaugurando hoje nossa nova colunista: Marilua Feitoza é jardinista e paisagista regenerativa. Tem no currículo, cursos de jardinagem ecológica, agricultura orgânica, plantas medicinais, paisagismo orgânico e especialização no curso modular de paisagismo regenerativo. Atualmente, cursa pós-graduação em paisagismo pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP). É consultora em projetos de jardins produtivos e hortas orgânicas.

Estamos em isolamento social há semanas. Já faxinamos a casa, arrumamos os armários, separamos roupas e outros objetos para doação, testamos novos cardápios, assistimos lives e zapeamos nas redes sociais muito mais do que de costume.

 

O dia todo em casa é repleto de afazeres: home office, cozinhar, cuidar das crianças (quem tem filhos), fazer algum tipo de atividade física, reservar um tempo para a espiritualidade...ufa, quanta coisa! Momento propício para ressignificarmos o nosso estilo de vida, nosso modelo de consumo, a forma como nos alimentamos - buscarmos alternativas para sermos menos dependentes do sistema e mais autossuficientes. E aí que eu quero chegar. Por meio da jardinagem caseira, começamos a exercer a autonomia alimentar, e o melhor: poucos alimentos serão tão confiáveis quanto os plantados por você mesma, na sua casa (segurança alimentar).

 

Nos centros urbanos está cada vez mais comum hortas em apartamentos, mesmo os que não têm varanda - algumas horas de sol em uma janela do apartamento ou sobrado, é o suficiente para cultivar temperos e hortaliças, imagina só então quem tem quintal em casa; dá pra plantar muita coisa!

 

Plantar alimentos em casa, é exercer a autonomia alimentar. É ter à mão, alimentos frescos e naturais para enriquecer o cardápio de toda família. E com criatividade, dá para reaproveitar vários insumos da cozinha e do próprio quintal, substituindo substratos, vasos, adubos, ferramentas e sementes compradas em casas de jardinagem.

 

5 dicas criativas para jardinar nesta quarentena

 

#dica 1: plantando sem comprar sementes
Use sementes dos legumes e frutas que você comprou em feiras e mercados (beringela, tomate, kiwi, melancia, abóbora, maxixe, pepino, limão, laranja, mexerica, quiabo, morango etc.)

 

#dica 2: reviva as hortaliças e temperos
Com uma tesoura, corte abaixo dos ramos das plantas, após o plantio dos talos e raízes, você vai presenciar o milagre da natureza acontecer. Faça isso com o agrião, rúcula, cebolinha, salsinha e coentro, são muitas as hortaliças e temperos que você pode replantar.

 

#dica 3: composteira doméstica
Agora é o momento de construir a tão sonhada composteira ou minhocário. Dessa forma você resolve parte dos resíduos da cozinha que vão para lixo (ajudando a proteger o meio ambiente) e ainda, vai fornecer para as suas plantas o melhor adubo do mundo, rico em macro e micro nutrientes.

 

#dica 4: recipientes para substituir vasos convencionais
Garrafa pet, lata de leite, galocha, xícara e caneca, chaleira antiga, podem ser a solução que você precisa para plantar as suas mudas ou sementes. Dá para pintar, customizar todo esse material, transformar uma garrafa pet em formato de bichos, fica uma graça! Não esqueça de fazer furos nos fundos dos recipientes para permitir escoar a água das regas.

 

#dica 5: controle de pragas e doenças sem veneno
Existem várias caldas naturais para utilizar nas plantinhas acometidas por bichinhos indesejáveis no jardim. Vou deixar aqui uma receita pá-pum, feita à base de alho e pimenta.

 

Anote aí os ingredientes e forma de preparo da calda natural.
1 pedaço de sabão de coco
4 litros de água quente
2 cabeças de alho finamente picadas
2 colheres de sopa de pimenta vermelha (picada)

Dissolver o pedaço de sabão de um tamanho de um polegar (50g) em 4 litros de água. Juntar duas cabeças de alho picadas + a pimenta, coar em um pano fino ou peneira bem fina. Aplicar nas plantas com um borrifador.

 

Desejo que um dos seus novos projetos de vida seja construir uma horta, plantar seus temperos favoritos, colher hortaliças frescas e orgânicas. Desejo que todos nós juntos possamos enfim, transformar o mundo em um jardim lindo e biodiverso.

 

É tempo de renovação!

Galeria
Comentários
Deixe seu comentário

Identificação X
entrar usando o facebook