“A Equipe Casa Sul está funcionando normalmente em home office. Se precisar falar conosco, ligue para (41) 99966-8360 ou clique aqui para mandar uma mensagem via WhatsApp”

  • CONTENT
Décor

Dicas de décor para apartamentos pequenos

Onde: Curitiba • 14 de Abril - 2020 | Fotos Eduardo Macarios

As arquitetas Carolina Danylczuk e Lisa Zimmerlin compartilham todo seu know how sobre como otimizar o espaço em apês pequenos

Os apartamentos com pouca metragem têm se tornado os queridinhos das grandes cidades. Seja para dar o primeiro passo na vida adulta, começar uma história a dois ou acrescentar mais praticidade ao dia-a-dia, a escolha é uma grande tendência. Na hora de reformar ou decorar é preciso criatividade e inovação para vencer os desafios e tornar o espaço mais amplo e confortável. Pensando nisso, reunimos algumas dicas das arquitetas Carolina Danylczuk e Lisa Zimmerlin, da UNIC Arquitetura, que podem mudar o seu apê.

 

Derrubando paredes
Quando possível, as quebras de paredes e personalização de pontos elétricos, hidráulicos e de iluminação são o ponto de partida para a criação de um layout que integre melhor os ambientes, além de torná-los mais otimizados e multifuncionais. 

Neste apartamento de 72 m², a parede que dividia a cozinha e sala de jantar foi abaixo, facilitando a circulação e trazendo maior amplitude

 

Marcenaria bem planejada
Nem sempre a quebra de paredes é uma realidade para as pessoas. Nesses casos, uma marcenaria funcional pode ser uma grande aliada para quem deseja aproveitar melhor os espaços. A aplicação de mobiliário sob medida pode garantir mais de uma opção de uso para um mesmo móvel, além de diminuir a quantidade de elementos no mesmo ambiente. Os móveis soltos também podem ser escolhidos de forma que atendam a diferentes funções e finalidades. “Um banquinho pode se tornar uma mesa lateral ou um sofá pode virar uma cama. O importante é diminuir os elementos do ambiente, menos é mais” afirma a arquiteta Carolina Danylczuk. 

Aqui, o apê de 66 m² recebeu um móvel multifuncional: de um lado armário para guardar equipamentos de limpeza, de outro painel para a TV

 

Cores e texturas
As cores, materiais e texturas são capazes de auxiliar no efeito e conforto visual dos ambientes. Utilizar uma paleta cromática homogênea é uma boa dica para proporcionar mais unidade ao espaço. Se você deseja um estilo mais minimalista e clean, uma dica é optar por tons mais neutros. 

Neste projeto, as arquitetas optaram por uma base branca, deixando os pontos de cor para o piso e para detalhes soltos

 

Truques para ampliar
Um projeto luminotécnico bem calculado também é capaz de ampliar espaços, valorizando pontos de destaque. Além disso, a boa distribuição de luzes também garante o conforto visual do apartamento. Outro truque de ouro é a utilização de espelhos, que aumentam a sensação de amplitude e proporcionam uma difusão ainda maior da luz natural.  

O quarto de 9,20 m² ganha sensação de amplitude com a utilização do espelho

 

Delimite ambientes
Uma dica para delimitar ambientes sem deixar de lado as possibilidades de integração é, mais uma vez, utilizar a marcenaria e serralharia a seu favor. Portas de correr podem separar ou unir ambientes, já painéis vazados definem o espaço sem bloquear o visual. “O mais importante é priorizar a circulação e a ergonomia do local, aproveitando-o ao máximo”, reforça Lisa Zimmerlin.

 

Neste apartamento de 80 m² uma porta de correr separa o home office dos outros ambientes

 

 

Comentários
Deixe seu comentário

Identificação X
entrar usando o facebook