• CONTENT
Conexão

Como expor os livros em casa

Onde: Curitiba • 28 de Outubro - 2019 | Fotos Divulgação

Carina Pederzoli e Rodrigo Amaral, do escritório Dos Mundos, trazem sugestões e ideias de como organizar e conservar os livros

Pixabay

Em 29 de outubro, é tempo de comemorar o Dia Nacional do Livro, item capaz de nos transportar para mundos tão incríveis e cheios de imaginação. Para os apaixonados pela leitura é uma missão quase impossível não acumular uma vasta coleção de títulos, que precisa ser acomodada, de preferência, ao alcance das mãos, de forma organizada, fácil de encontrar e protegida. “Quando se pensa na disposição e organização dos exemplares, a primeira coisa que precisamos levar em conta é o peso deles. Estantes, prateleiras e seus respectivos dispositivos de fixação precisam ser corretamente dimensionados para evitar que as prateleiras enverguem ou simplesmente caiam”, alerta Rodrigo Amaral, sócio de Carina Pederzoli no escritório Dos Mundos. Rodrigo, que além de arquiteto é escritor e apaixonado pelo universo dos livros, complementa: “a escolha do modelo deve levar em conta, também, o tamanho do acervo”.

Segundo os profissionais, há inúmeros modelos de estantes e prateleiras no mercado, perfeitas para organizar a coleção. Os modelos sob medida são os mais indicados, pois se adéquam às necessidades específicas de cada projeto. “Para apartamentos compactos, por exemplo, o ideal é ter pequenas bibliotecas com pouca profundidade e alturas otimizadas das prateleiras”, diz Carina. Com isso, garante-se o melhor aproveitamento do pouco espaço disponível. Quando possível, vale optar por prateleiras altas, instaladas acima de 215 cm, que não atrapalham a circulação e fornecem excelente espaço para organizar os livros. Todo canto pode ser usado – até a área sob a escada pode receber prateleiras.
 

Para quem tem criança, uma dica é lançar mão de estantes com altura acessível aos pequenos. “Gostamos de fazer prateleiras que permitam aos livros infantis ficarem com a capa exposta, ao invés da lombada. Isso facilita a visualização do livro, deixando a tarefa de escolher a leitura mais agradável”, comenta Carina. 

Além das tradicionais prateleiras e estantes, é possível organizar a coleção em armários fechados ou até de maneira mais descontraída. Com criatividade, pode-se dispor os livros que já não serão mais lidos de forma empilhada nos cantos dos ambientes ou sobre móveis - principalmente quando são livros de arte. Assim, eles fazem parte da decoração, trazendo um toque de personalidade e afeto para os ambient

es. É possível ainda reaproveitar malas antigas, gavetas e até caixotes para acomodar os livros, trazendo descontração para o projeto.

Cuidados e conservação
É natural que os livros se desgastem, afinal eles foram feitos para serem lidos e manuseados. Pequenos cuidados podem fazer a diferença, garantindo que a coleção dure por gerações. Na armazenagem, é importante se atentar à umidade, poeira, incidência solar direta e insetos. “Deve-se evitar a montagem de bibliotecas em locais úmidos, pois os papeis podem embolorar. Quando isto for inevitável, vale recorrer à climatização ou à instalação de desumidificadores”, aponta Carina. Quando o local escolhido estiver em áreas que acumulam muita poeira ou fuligem, o ideal é pensar em estantes fechadas. “Nesses casos, é importante também proceder à limpeza semestral das estantes e livros”, enfatiza. A incidência solar direta também é danosa aos livros, principalmente por causar a perda das cores das capas. “Recomendamos usar cortinas de proteção solar. Por fim, para evitar que os livros sejam atacados por traças, cupins ou outros insetos, recomendamos a dedetização frequente”, finaliza Rodrigo.

Sobre Dos Mundos

Comandada pelos arquitetos Carina Pederzoli e Rodrigo Amaral, a Dos Mundos é uma empresa multidisciplinar, atuando em projetos de arquitetura residencial e corporativa, design de interiores, criação de mobiliário e design gráfico. Com ampla experiência na área e 20 anos de atuação no mercado, a dupla preza por projetos afetivos, que tragam a essência de cada cliente, e atua em diversas áreas do país e América Latina.

@dosmundoscreations
(11) 2978-4456
Rua Duarte de Azevedo, 431 – cj 66, Santana, São Paulo – SP

Galeria
Comentários
Deixe seu comentário

Você também vai gostar
Identificação X
entrar usando o facebook