• CONTENT
Interiores

Cozinhas: antes e depois

Onde: • 07 de Março - 2024 | Fotos Julia Herman

Após a reforma elas tornaram-se verdadeiros centros sociais, proporcionando não apenas um local para cozinhar, mas também para conviver, trabalhar e criar memórias significativas

A cozinha pode ficar desgastada no decorrer dos anos e do uso contínuo, já que é um dos ambientes mais utilizados da casa. Resultado: móveis e revestimentos envelhecidos, eletrodomésticos obsoletos, entre outros problemas. Reformar permite atualizar o espaço, trocar elementos antigos e dar um novo visual ao ambiente. Uma reforma possibilita ainda reorganizar o layout da cozinha para torná-la mais funcional, além de otimizar o espaço, melhorar a circulação e facilitar o uso dos utensílios e eletrodomésticos.

 

Com ideias “fora da caixa”, o profissional de arquitetura traz a sua habilidade para desenvolver soluções até então, inimagináveis para as cozinhas. De acordo com a arquiteta Isabella Nalon, responsável pelo escritório que leva seu nome, a dupla missão é resolver aquilo que o morador precisa e adicionar beleza e praticidade ao projeto.

 

Quer seja na reforma do ambiente, que junto com os demais cômodos foram entregues pela construtora, quer seja na renovação de um espaço antigo, a atuação implica no super aproveitamento de dimensões inferiores à quantidade de demandas que ela precisa agregar. “O segredo é exercer a criatividade que alinha ideias e os recursos que nos permitem desenvolver aquilo que nosso cliente espera”, ressalta a profissional.

 

 

Para exemplificar, acompanhe as renovações que Isabela realizou em 3 projetos.

 

Antes e depois 1: a reforma desta cozinha foi inspirada na paixão do morador pela culinária, o qual sentia falta da funcionalidade ao utilizar os recursos do antigo espaço. Ao entrar em ação, a arquiteta concedeu aparência de uma tradicional cozinha brasileira, marcada pelo uso das cores vivas e revestimentos.

 

 

Para resolver as questões práticas, ela ganhou amplitude ao abrir um vão entre a sala de jantar que, por sua vez, recebeu a instalação de porta de correr. Para as refeições rápidas, o aparador amarelo com rodinhas é uma ‘mão na roda’, já que pode ser levado para onde for necessário.

 

 

 

Antes e depois 2: com uma linguagem antiga, tanto no layout, quando nos materiais empregados, os cantos chanfrados da bancada da cozinha eram inconvenientes e não permitiam o uso sonhado pelos clientes.

 

Na reforma, a bancada de quartzo acompanhou a face da janela, tirando a posição anterior do fogão, e os revestimentos foram substituídos, tanto no piso, quanto os azulejos antigos da parede. Para suavizar a iluminação natural proveniente da janela com esquadrias pretas, a persiana rolo cumpriu o papel de suavizar as duas questões.

 

 

Antes e depois 3: reforma radical define a execução dessa cozinha idealizada pela arquiteta Isabella Nalon. Para tê-la junto com uma copa, ela explorou as extremidades para instalar as bancadas e marcenaria e, na parte central, a base de apoio, também em quartzo, recebeu uma mesa contígua à mesa de 4 lugares.

 

 

“A integração é percebida não só pelo uso comum do espaço, mas também pela escolha e aplicação dos materiais”, afirma a arquiteta. O resultado foi um ambiente leve e claro, que se tornou ponto de encontro diário dos moradores.

 

Antes e depois 4: a cozinha, que antes era apertada e ficava isolada do restante da área social, não agradava os proprietários. Bastou a retirada de uma das paredes para ganhar mais amplitude, conquistando uma circulação mais fluida e aumentando a luz natural.

 

 

“Além disso, os nossos clientes ganharam uma bancada de quartzo para as refeições rápidas, que virou um dos cantos mais usados no dia a dia”, conclui Isabella.

 

 

Para a sustentação dessa ilha, a profissional reforçou a estrutura ao executar uma parede de alvenaria.

Serviço:
@isabellanalon
www.isabellanalon.com

Comentários
Deixe seu comentário

Tags
Você também vai gostar
Identificação X
entrar usando o facebook