“A Equipe Casa Sul está funcionando normalmente em home office. Se precisar falar conosco, ligue para (41) 99966-8360 ou clique aqui para mandar uma mensagem via WhatsApp”

  • CONTENT
Conexão

Cor real e cor virtual

Ana Cristina Avila Onde: Curitiba • 11 de Junho - 2020 |

Qual cor está na sua mente?

Nada mais gostoso do que poder falar de cores para vocês. Mas hoje não vamos falar sobre teoria das cores e nem mesmo sobre o significado de cada uma delas, embora isso possa estar descrito indiretamente nessa experiência. Na coluna desse mês, vou contar uma experiência sobre cores reais e cores virtuais.

 

Estamos vivendo um ano atípico, possivelmente nada parecido com o que até os mais antigos já viveram em suas trajetórias. Quem diria que poderíamos viver algo tão “diferente”? A vida virtual já fazia parte do nosso dia a dia, todos já possuímos smartphones, tabletes, e estávamos acostumados a trabalhar no computador. Mas, nunca nessa frequência e muito menos por necessidade, não é mesmo?

 

Atualmente, a vida virtual ganhou uma proporção muito maior, não só no trabalho, mas com os amigos e familiares, para compras, exercício, meditação, para cozinhar, para animar ou acalmar as crianças, para estudar, para namorar, enfim... para viver! E eu te pergunto como ficam as cores nessa realidade? Para onde caminham os estudos de cores?

 

 

Cor real ou cor virtual? Qual a cor que está na sua mente?

Por coincidência ou não, esse foi o título do meu trabalho de defesa de tendência de cores para 2020, realizado no ano de 2018, no Panamá, para o Color Marketing Group.

 

Escolhemos as tendências de cores sempre com dois anos de antecedência. Na ocasião, o tema parecia estar bem atualizado, mas não se imaginava que seria tão vivenciado em 2020.

 

O maior objetivo da minha pesquisa foi defender as cores da terra, por acreditar que precisamos de mais conexão real. O verde pela saúde do planeta e o rosa pelo amor.

 

O estudo também abordou a importância da cor real no ambiente virtual e o quanto a cor virtual pode causar danos para os usuários desta tecnologia.

As cores virtuais são mais intensas, mais puras e mais contrastantes.

 

As cores representam a informação, criam marcas, colorem as paisagens e a arte, conduzem a vibração para chamadas virtuais e nos causam emoções na vida real.

 

 

Inspiração


Em 2018, muitos brasileiros estavam indo morar em Portugal em uma tendência grande no mercado imobiliário. Ao chegar lá de férias, iniciei as minhas pesquisas de cor, como sempre faço em todos os lugares que visito – afinal, quem ama seu trabalho nunca o abandona! Eu fui para região do Algarve e consegui entender a paixão e a verdadeira beleza deste país. No entanto, logo verifiquei que as cores reais não eram nada parecidas com as virtuais que estavam registradas em minha máquina fotográfica. Sabemos que essa diferença acontece com frequência. Para o álbum de viagem foi magnifico, pois ficaram perfeitas! Porém, para uma pesquisa de cor, já não. Então fiz esse paralelo entre as duas realidade, REAL e VIRTUAL. Todas as cores que eu baseei a minha pesquisa, que é um tanto extensa para falar aqui, foram reproduzidas aqui, chegando assim nas cores que, de fato, eu gostaria de defender como tendência.


As fotos mostram as areias portuguesas, com as conchas que peguei nas minhas caminhadas de pesquisa, e subidas nas dunas, mesmo que de forma proibida. Sim! Pesquisar cores, traz um tanto de aventura às vezes.

 

 

As cores virtuais são mais intensas, mais contrastantes. Areia e a concha, foram retiradas da praia, não mostram a realidade da mesma da foto. A referência de vibração e contraste do mundo virtual pode trazer decepções e surpresas ao se conectar com a realidade. Um tom de areia desta região se transforma gradualmente do esbranquiçado em um tom laranja forte.

 

 

O impacto desta realidade de cores e do mundo já existe no dia a dia de todos nós. Ainda que a vida virtual impacte positivamente pela conectividade com o mundo, agilidade nos negócios, acesso rápido a culturas e estudos, a cor ainda não será a mesma que a vista pelos olhos humanos. A cor que você gosta, o seu DNA de cor, este não está no mundo virtual. A emoção de ver ao vivo, o brilho, a luz e a sombra causada pelas formas, a textura da natureza e dos produtos reais, essa sim é linda e real. São essas que me encantam e com elas trabalho para levar felicidade a todos que confiam em meu trabalho.

 

Eu, como arquiteta, sempre oriento meus clientes e o público que assiste minhas palestras: sempre escolham as cores na realidade. O índice de insatisfação e as surpresas das escolhas feitas virtualmente são muito grandes. Devemos sempre mostrar os acabamentos, cores e texturas de maneira real, pois o design virtual nem sempre tem o mesmo tom, intensidade e qualidade. Ou seja, mesmo com todo esse novo cenário, ainda não podemos fazer tudo 100% virtual.

 

A região do Algarve, em Portugal, é considerada um refúgio de paz e prosperidade. Cidade segura com excelente qualidade de vida. O que todos procuram para família. Ao pesquisar as cores lindas dessa região, é possível observar a nítida e a grande diferença das cores reais das fotografias elaboradas para pesquisa.

 

Amor incondicional

Os tons de rosa trazem amor, calma, espiritualidade e suavidade aos relacionamentos. O mundo virtual pode excluir afetos e contatos reais. O amor deve sempre estar presente, realmente para um desenvolvimento harmonioso. O rosa entra em 2020 como uma das cores de tendência do Comitê Brasileiro de Cores, dentro da Harmonia Aurora.

 

 

Beleza real

 

A beleza e longitude de uma pérola. Material orgânico de rara beleza, produzido por moluscos, ostras ou mexilhões. Pode durar até 2.000 anos. Apreciado desde o Império Romano. Não é um elemento de fulgás como muitos agora cultivados no mundo virtual

 

 

Esse pequeno paralelo que realizamos aqui, dentro de uma realidade de pandemia mundial, com a realidade de um mundo virtual, é somente para mostrar a importância das cores. Sem as cores seria mais difícil não é mesmo?

 

Mesmo com todas as transformações, as cores estarão sempre conosco, sejam elas reais ou virtuais, para trazer alegria e felicidade. Pois ninguém é capaz de tirar a cor de Deus e o poder sentir e viver o brilho da natureza.

 

 

Comentários
Deixe seu comentário

Identificação X
entrar usando o facebook