• CONTENT
Arquitetura

Cheia de luz

Onde: • 15 de Maio - 2024 | Fotos Chris Chen Photography

A área de lazer nos fundos da casa que era escura devido à orientação do imóvel voltado para o Sul, ganhou abundante luz natural após estudos feitos a partir da modelagem em 3D que permitiu visualizar o projeto de forma precisa e realista

Esta bela casa antiga na costa norte de Sydney, Austrália, com espaços amplos e uma área de convívio com piscina, cozinha gourmet e um longo deck já havia sido reformada. Projetado para uma família - um casal com rotina profissional intensa, três filhos em idade escolar e um cachorro -, o imóvel deveria ser como um clube de lazer onde todos poderiam descansar e divertir-se.

 

O espaço onde antes era a garagem (à esquerda) foi transformado e agora é uma ensolarada sala de descanso

 

Apesar de tudo ter sido bem planejado, havia um problema: as áreas de estar dos fundos ficavam voltadas para o Sul resultando em ambientes que recebiam pouca luz do sol, permanecendo escuros por boa parte do ano.

 

Além disso, a família desejava adicionar uma sala de recreação para as crianças que também fosse ensolarada e ampliar o deck para que pudessem relaxar e aproveitar os espaços durante todas as estações do ano.

 

Claraboias, um amplo pano de vidro e portas janela agora propiciam farta luz natural à sala

 

Funcionalidades básicas que precisavam ser abordadas, as quais foram entregues à arquiteta Elaine Richardson, convidada a promover a grande mudança. O primeiro passo foi converter e ampliar o espaço da antiga garagem em uma sala de estar amplamente iluminada por luz natural. Para isso ela especificou grandes portas de vidro e claraboias em todo o teto. O ambiente está conectado à área externa com piscina e deck, oferecendo uma paisagem bela e relaxante.

 

 

“Convertemos o espaço de garagem existente e o ampliamos para fazer uma sala cheia de luz, voltada para os fundos da casa, e incluir um novo banheiro para dar suporte à piscina, aperfeiçoando o projeto original da casa. Outra mudança foi a de abrir o deck para criar mais espaço para um lounge e uma área de jantar”, explica a profissional.

 

Na reforma, o deck foi ampliado para comportar uma grande mesa de refeições

 

 

Antes de qualquer ação, no entanto, a profissional utilizou um recurso importante. “Usando a modelagem 3D, pudemos ver onde as claraboias e a localização das janelas seriam mais adequadas e assim encontramos a melhor maneira de trazer a luz para dentro”, explica Eliane

 

Serviço:
www.erarchitect.com.au

 

 

Comentários
Deixe seu comentário

Identificação X
entrar usando o facebook