• CONTENT
Interiores

CASACOR SP 2019: escolha das editoras

Onde: Curitiba • 22 de Julho - 2019 | Fotos Divulgação

Estivemos em São Paulo na 33a edição da Casa Cor para pinçar tendências e selecionar o espaços que mais chamaram nossa atenção.

Casa das Árvores com Terraço, por Otto Felix

POR JULIA E ROSICLER CAMPOS

Mostras de decoração têm o poder de mostrar o que habita no (in)consciente coletivo daquele ano. Em 2018, muito se falou na necessidade de trazer o verde para dentro de casa, na sensação de acolhimento e nos tons pastel clarinhos. Neste ano, já pudemos perceber uma leve mudança de pensamento: os ambientes estão mais escuros, introspectivos. Os materiais usados aparecem em sua forma bruta, sem polimento. As falhas são celebradas, não escondidas, como por exemplo vimos no grande espelho decorativo completamente manchado que apareceu como protagonista. Revestimentos com aparência estonada (ou detonada), com marcas de uso e da passagem do tempo também foram reverenciados e os tons pastel do ano passado aparecem em 2019 em uma versão mais madura, mais escura. Selecionamos alguns espaços que mostram claramente as novas tendências da decoração com criatividade:

 

Terraço Aurora
Profissional: BC Arquitetura
Inspirada pela poética contemporânea e minimalista que norteia o novo morar, a dupla Bruno Carvalho e Camila Avelar assina do espaço de 130m² que segue uma narrativa delicada. Definido como uma experiência sensorial, o projeto esbanja design assinado, assim como intervenções artísticas e um incrível pé direito de 7m. Ele foi idealizado de maneira que os convidados consigam respirar, suspirar e se reconectar através dos elementos ali presentes. 

 

Suíte Blush
Profissional: Bruno Carvalho
Conforto, sustentabilidade, sofisticação e uma miscelânea dos estilos contemporâneo e art déco conceituam a Suíte Blush. Com 53m², o ambiente apresenta atmosfera arquitetônica atemporal. Harmonizada com as características dos estilos clássico e rústico, possui uma entrada que permite uma visualização ampla de todo o projeto, composto pelo recinto principal, o quarto, um imponente closet e a sala. Seguindo a tendência de trazer funcionalidade e elegância, o designer de interiores projetou a suíte em tons sóbrios com nuances que transitam entre bege, cinza e rosé, priorizando uma composição feita com móveis, adornos decorativos, tecidos e revestimentos com estilo acrônico. 

 

Atelier do Morar
Profissional: Denise Barretto
Evidenciando a ligação com a arte, o ambiente de 130m² flui por um mosaico espacial de texturas de madeira. Nas paredes, o material aparece em sua forma natural e no assoalho em carvalho claro. As cores cerâmica e terracota, lado a lado com vários tons de pedra, o design contemporâneo e as obras de arte dão continuidade ao fluxo proposto para o Atelier. 

 

Casa Sumè Espaço Conectado LG
Profissional: Gustavo Neves
Ressignificando o uso de materiais e destacando as tradições, costumes e memórias de povos milenares, Gustavo Neves traz a Casa Sumè em parceria com a LG, um espaço conectado que exalta a real sustentabilidade em todos os seus pilares: social, econômico e ambiental. Destaque para o método de construção ecológico Straw Bale, comumente usado em construções naturais, que usa fardos de palha como elemento de vedação, tendo em vista a natureza renovável do material. 

 

Co_Dining
Profissional: Juliana Pippi
Inspirada pelos verbos encontrar e receber, a proposta do ambiente é ser um lugar para estar junto, degustar sabores, conversas, histórias e a própria presença. No espaço de 45m², a mesa We Share ocupa a posição central e é o elemento de conexão e o fio condutor do projeto. A peça, projetada pela arquiteta, tem tampo artesanal de granilite e uma calha central, que combina o corian e inox. O efeito de acolhimento é potencializado pelo jogo de texturas presentes no espaço. 

 

Paredes Mágicas
Profissional: Leo Romano
Pensado para que o visitante possa se envolver num universo lúdico, o espaço criado por Leo Romano tem atmosfera levemente escura, com iluminação pontual a fim de valorizar objetos e cantos específicos. O Paredes Mágicas tem entre os elementos da decoração fotografias com cenas cinematográficas e circenses, sobrepostas por peças cerâmicas que imitam braços e pernas, ampliando as características de mundo imaginário. 

 

Casa do Fauno
Profissional: Leo Shehtman
Uma casa pensada para um casal sem filhos, que ama celebrar a vida e a arte. Com 144m2, foi toda integrada e presta homenagem a Fauno Barberini, figura da mitologia romana (apropriação do Sátiro na versão grega). Ao entrar no espaço, o visitante se depara com o exótico Mármore Nacarado que reveste uma parede e parece flutuar ao longo dos 18m de espelho d’água. Obras modernistas, como o Pavilhão de Barcelona projetado pelo arquiteto Mies van der Rohe em 1929, também serviram de inspiração para este projeto - uma forma de homenagear o centenário da escola Bauhaus.  

 

Estúdio da Mulher Contemporânea
Profissional: Marcela Pepe
Idealizado pensando em uma mulher independente, viajada, que se interessa por arte e design tem assinatura de Marcela Pepe. O Estúdio da Mulher Contemporânea tem 29m² e marca a primeira participação da designer na mostra. A profissional quis dar ao ambiente um ar aconchegante, explorando texturas e fazendo uso de materiais naturais como madeira, palha, junco, linho, kilim e couro. Todos são combinados com peças de antiquário e modernas como luminárias e mesas laterais, com destaque para o rack vermelho, que traz vida ao lugar. 

 

Loft Árvore da Vida
Profissional: Marcelo Salum
Inspirado no filme “A Árvore da Vida”, do diretor Terrence Malick, o arquiteto buscou referências no drama para dar vida ao seu loft de 107m². A busca da essência, dos primeiros aprendizados e da importância da família foram o ponto de partida para projetar o loft, tudo lembrando o conceito da criação. No hall de entrada, o visitante se depara com uma árvore criada especialmente para o ambiente pelo artista plástico Alexandre Mattos. A cor escolhida pelo profissional para trabalhar o ambiente como um todo foi o amarelo, criando uma alusão ao sol, já que a luz é fundamental para o crescimento de sua árvore. 

 

Cabana Urbana
Profissional: Marcio Michaluá
O espaço é um refúgio urbano. Híbrido, traz referências de arte, design, arquitetura e fotografia. O paisagismo, a cargo de Renata Tilli, abençoa a cabana em uma sintonia de bem-estar, relaxamento e conexão. O artista convidado Antonio Peticov, empresta sua criatividade dando vida aos ladrilhos hidráulicos e à escultura de neon que baliza a cabana em espectro das cores do arco-íris. 

 

Estúdio Hygge
Profissional: Melina Romano
Com a proposta de transformar o ambiente de morar em um lugar acolhedor, sensorial e visualmente agradável, Melina Romano trouxe para o estúdio de 68m² o conceito dinamarquês “riuga”, que prega o bem-estar, conforto e proximidade. Com elementos modulares e mutantes, onde é possível criar uma distribuição de espaço completamente diferente, a arquiteta apostou nas formas arredondadas e orgânicas dos móveis que quebram qualquer rigidez visual. 

 

Casa Pausa
Profissional: Michel Safatle
Para criar o espaço Casa Pausa, Michel Safatle inspirou-se no purismo silencioso de cores e formas, conceituado no construtivismo de influência zen-orientalista, manifestado por meio de uma cartela monocromática baseada no jogo de texturas e tonalidades provenientes da natureza, tendo sempre o preto como base e toques de vermelho Pequim. Com muitas obras de arte e peças assinadas por designers renomados, o projeto expõe, por exemplo, a escultura “O Anjo” (1949/2004) de Tarsila do Amaral, além de uma raríssima carta com sete páginas, escrita em 1969 pelo médium Chico Xavier à sua amiga pintora, desenhista e tradutora, quatro dias após seu falecimento. 

 

Casa AOK|02
Profissional: Moacir Schmitt Jr. e Sálvio Moraes Jr.
Para apresentar um olhar contemporâneo e simbólico sobre o morar, a dupla do renomado Studio CASAdesign apresenta a CASA OAK|02, residência completa de 185m² que promete despertar em cada visitante o desejo de viver no espaço. Idealizada para levar ao público a sensação latente de acolhimento e bem-estar, a construção conta com um amplo living, cozinha e sala de jantar integrados, suíte e um bucólico jardim externo, assinado por Kalil Ferre, que reforça a atmosfera de refúgio, pertencimento, além da impressão de estar por inteiro em uma casa.

 

Casa Dendê Duratex
Profissional: Nildo José
O espaço de 115m² propõe ambientes fluidos e minimalistas, englobando living, cozinha com sala de jantar, pátio e suíte master, fugindo de fórmulas prontas e do estereótipo da Bahia colorida. No entanto, expressa em todos os detalhes, a ligação especial do arquiteto com sua terra natal de maneira sóbria, rica em arte, bossa e poesia. Procurando transmitir uma essência elegante e ao mesmo tempo rústica, o profissional optou por uma arquitetura limpa, abundante em traços retos, com curvas pontuais que fazem analogia ao recôncavo baiano. 

 

Casa das Árvores com Terraço
Profissional: Otto Felix
Conhecido pelas linhas singulares e expressivas, Otto Felix marca presença com um espaço de 250m², que respira traços retos e mistura de forma harmônica, o rústico com o contemporâneo. Dividida em living com lareira, cozinha e uma suíte com closet, a Casa das Árvores com Terraço instiga um morar mais reflexivo e desconectado, onde a proposta por uma vida mais simples foi estabelecida como referência. 

 

Boulangerie
Profissional: Patrizia Genovese e Andrea Camasmie
Nessa edição, a padaria mais badalada da CASACOR respira ares vintage. Projeto assinado pelas arquitetas Patrizia Genovese e Andrea Camasmie, a Dona Deôla faz um passeio ao passado, resgatando a história das antigas boulangeries francesas com decor retrô-chic. Um dos pontos altos do projeto foi a escolha da tonalidade rosa, predominante no ambiente, inspirada pela pantone mellow rose. 

 

Estúdio Trigo
Profissional: Renato Mendonça
Inspirado na figura de um chef jovem e independente, o espaço busca trazer a sensação de acolhimento e conforto. Na contramão da high-tech, o arquiteto estreia resgatando processos ancestrais para a concepção do estúdio de 48m², com materiais naturais como madeira carbonizada, pedra bruta gnaisse e argila queimada no piso. 

 

Loft Fétiche
Profissional: Ricardo Borges
Inspirado na atmosfera sensual e intimista das antigas garçonnières francesas, o Loft Fétiche, de Ricardo Abreu, harmoniza obras de arte, mobiliários de vidro selecionados a dedo e jogos de luz e sombra. Traçado com primor pelo arquiteto, o projeto evoca a linguagem visual dos pequenos apartamentos que eram usados para encontros amorosos clandestinos. Para provocar a imaginação de quem adentra o loft, o profissional lançou mão de recursos lúdicos inusitados. É o caso da piscina de bolinhas, elemento responsável por resgatar os impulsos infantis e nos convidar à uma experiência interativa e sensorial. 

 

Casa Moysés
Profissional: Triart Arquitetura
Com quatro participações na mostra, pela primeira vez a Triart Arquitetura chega com uma construção que destaca a arquitetura com uma linguagem limpa de linhas retas em referência ao modernismo. Os arquitetos André Bacalov, Kika Mattos e Marcela Penteado projetaram um espaço de refúgio, onde os moradores pudessem recarregar as energias. Para isso, escolheram mobiliário e piso claro, contrastando com o preto que traz o estilo urbano sofisticado para o projeto e trabalharam com luz natural, que ao longo do dia faz um jogo de sombras criando diferentes cenários. 

 

Living Gourmet
Profissional: WM Arquitetura
Um espaço amplo e arrojado, que imprime uma decoração moderna e atemporal para receber com conforto e personalidade, são as principais características do projeto Living Gourmet das arquitetas e sócias Anete Weber e Rafaella Marques. Construído em uma área tombada, o espaço de 95m² é fruto de uma obra limpa, com soluções que aliam praticidade e sustentabilidade para contemplar o living, hall, área gourmet e lounge. A integração dos ambientes se dá por um piso único, sem desníveis, que confere amplitude e sofisticação ao local, assim como o forro de gesso na cor tubarão branco, que cria uma linguagem leve e atual. 

Comentários
Deixe seu comentário

Você também vai gostar
Identificação X
entrar usando o facebook