“A Equipe Casa Sul está funcionando normalmente em home office. Se precisar falar conosco, ligue para (41) 99966-8360 ou clique aqui para mandar uma mensagem via WhatsApp”

  • CONTENT
Décor

Boiserie no Décor

Onde: Curitiba • 20 de Novembro - 2020 | Fotos Créditos nas fotos

Saiba mais sobre o elemento de décor que acrescenta elegância a qualquer ambiente

Pode ser que você não conheça o termo "boiserie" mas, muito provavelmente, você já frequentou  diversos lugares em que este elemento integrava o décor. A palavra, cuja pronúnica é "boaserrí", tem origem francesa e surgiu a partir de um movimento artístico entre os séculos XVII e XVIII que a utilizava para decorar as paredes de palácios e moradias da nobreza. Atualmente, a técnica, passou por diversas modificações e passou a integrar as mais diferentes propostas decorativas.

"A boiserie é um método que pode ser utilizado tanto em projetos clássicos ou contemporâneos, variando de acordo com a personalidade do cliente. Tudo depende do estilo, cores e até mesmo da decoração para que o ambiente não fique carregado", indica a arquiteta Erika Mello do escritório Andrade & Mello Arquitetura. A profissional e seu sócio Renato Andrade  separaram algumas dicas para quem quiser aplicar o item do décor em casa. Confira a seguir:

MATERIAL

Anteriormente executada em madeira, hoje em dia as boiseries podem ser encontradas também em gesso, cimento, cimento queimado, poliuretano ou até mesmo isopor, deixando o custo do item bastante em conta! A melhor opção varia conforme o tipo do projeto e efeito desejado pelo cliente: "O gesso é bacana para projetos mais contemporâneos, a madeira para os clássicos e o poliuretano e o isopor são os mais fáceis para a instalação", conta o arquiteto Renato Andrade. No projeto abaixo, o escritório Andrade & Mello Arquitetura apostou no boiserie azul na parede da cabeceira para trazer cor e elegância ao dormitório com cores neutras (Foto: Luis Gomes)



CORES

Foi-se o tempo em que as boiseries eram utilizadas apenas ambientes clássicos. Hoje, cores vivas, brilhantes e intensas são as opções favoritas para combinações com o elemento do décor. Segundo a arquiteta Erika Mello, a tinta acrílica é a mais indicada para a pintura de boiseries, principalmente de materiais como gesso e isopor: "Assim elas ficam mais resistentes e duram mais, sem risco de desbotamento". Para deixá-las mais modernas, a dica é usar cores intensas e fortes como azul, verde e o amarelo  como ponto de destaque (combine com décor mais discreto no resto do espaço para evitar excessos). No entanto, se a intenção for manter um ambiente no estilo clássico, o uso de cores claras e neutras é mais indicado.

AMBIENTE

Existe um ambiente melhor que outro para utilizar as boiseries? A resposta é não! Elas podem ser utilizadas em quaisquer cômodos da residência: nos quartos, na cozinha, na sala e até no banheiro, sendo necessário apenas definir as cores e o estilo de acordo com a decoração de cada área. Abaixo: Home Office assinado pela arquiteta Simone Carneiro (foto: Nenad Radovanovic)




ESTILO

É fundamental prensar no equilíbrio dos demais itens do projeto para que o resultado não seja um ambiente sobrecarregado, haja vista que as boiseries são elementos de destaque. Vale a pena pesquisar as opções disponíveis no mercado e escolher a que mais combina com a personalidade dos moradores: "Linhas gerais, arabescos, bordas detalhadas e bordas arredondadas são as mais comuns e fáceis de se encontrar no mercado. Linhas retas remetem mais ao estilo moderno", indica Renato Andrade. As cores, desenhos e padronagens, por outro lado, ficam a critério do "freguês". 

DECORAÇÃO

Cuidado com o restante da decoração do ambiente com as boiseries: para a arquiteta Erika Mello, quadros e pôsteres combinam bastante com a aplicação do efeito na parede. "Uma dica interessante e que sempre destacamos em nossos projetos com boiseries, também é a iluminação. Luminárias e pendentes funcionam muito bem para valorizar o charme inebriante deste elemento", finaliza. Abaixo: os arquitetos Erika Mello e Renato Andrade apostaram em um quadro na parede em uma iluminação diferenciada neste dormitório (Fotos: Luis Gomes)

 

Confira todas as imagens em nossa galeria e acesse nossas matérias relacionadas para mais projetos inspiradores!

Galeria
Comentários
Deixe seu comentário

Você também vai gostar
Identificação X
entrar usando o facebook