• CONTENT
Arquitetura

Apartamento Paulista

Onde: Curitiba • 19 de Abril - 2021 | Fotos Divulgação

Edifício modernista, construído em 1964  na capital paulista, ganhou um projeto de interiores à altura da sua arquitetura icônica

Quem transita pela Al. Ministro Rocha Azevedo, em São Paulo, dificilmente deixa de notar a arquitetura icônica do edifício Antônio Augusto Correia Galvão. Localizado nas proximidades da Av. Paulista, o residencial foi projetado em 1964 pelos arquitetos Alberto Botti e Marc Rubin, da Botti & Rubin. Muito singular, pela sua implantação recuada em relação à calçada, a pureza das formas e poucos materiais utilizados como acabamento deixam à mostra vigas e pilares, evidenciando a técnica construtiva utilizada e a plasticidade do concreto.



Internamente, grandes aberturas com panos de vidro enquadram a cidade e oferecem um excelente aproveitamento da iluminação, ventilação natural, e, logicamente, da paisagem urbana de São Paulo. Para a renovação do apartamento de 320m² os profissionais do Piratininga Arquitetos Associados optaram por transportar, para dentro dos ambientes, a mesma proposta construtiva utilizada nas fachadas externas.

O forro foi retirado para revelar o sistema modular em concreto armado que possibilita grandes vãos livres, sem necessidade de pilares internos. Pensada para funcionar como  espinha dorsal do projeto, a estante suspensa, com 26m de comprimento e estrutura de chapas de aço, conecta o apartamento de ponta a ponta, organizando a circulação e a divisão dos espaços. Responsável também por atender às necessidades diferentes de cada ambiente, o móvel ficou ainda mais versátil graças a rodízios pendurados que permitem reconfigurar e dinamizar os espaços originais. 


Como contraponto, o volume revestido com painéis de madeira define a circulação longitudinal e fica ainda mais interessante graças à abundante luminosidade natural. O resultado final valoriza a arquitetura moderna do edifício e a sua beleza estrutural, apoiando-se no rigor do detalhamento enquanto amplia a iluminação e as possibilidades visuais através das novas aberturas e opções de circulação.

 

Galeria
Comentários
Deixe seu comentário

Você também vai gostar
Identificação X
entrar usando o facebook