“A Equipe Casa Sul está funcionando normalmente em home office. Se precisar falar conosco, ligue para (41) 99966-8360 ou clique aqui para mandar uma mensagem via WhatsApp”

  • CONTENT
Arquitetura

Apartamento de 45m² inspirado em bonecas russas

Onde: Curitiba • 25 de Agosto - 2020 | Fotos Muryel Gomes

O arquiteto Yuri Vasconcellos, da YVA Arquitetura, assina o projeto inspirador deste imóvel no centro de Curitiba 

Para a reforma do pequeno apartamento, localizado em um bairro próximo do centro de Curitiba, Brasil, o arquiteto Yuri Vasconcellos da YVA Arquitetura decidiu demolir todas as paredes internas, exceto as do banheiro, para a instalação de uma estante que abrange todo o imóvel. Este móvel multifuncional serve como apoio para louças e utensílios na cozinha, elementos decorativos e livros na sala e, ainda, para delimitar as passagens para acesso aos quartos e banheiro. Ultrapassando a função tradicional de suporte de armazenamento e exibição, a estante atua como um aparato de articulação espacial dentro do reduzido espaço. Além de sinalizar a circulação ao longo da cozinha, sala e sacada, três passagens se camuflam no mobiliário e acessam os demais ambientes.


A cliente possui muitos objetos para expor: boa parte deles são pequenos itens colecionáveis, amealhados durante viagens ou ganhos de presente. Entre eles, as bonecas Matrioskas - de origem Ucraniana - somam mais de 20 conjuntos. Para acolher as diversas bonecas a solução foi modular o móvel também em diversos tamanhos. A caracterização dos módulos em tamanhos decrescentes, sempre seguindo a mesma proporção, evoca mesmo mecanismo presente nas Matrioskas, que guardam bonecas idênticas no interior em tamanho cada vez menor. Da mesma forma, a abertura de trechos da estante para revelar o banheiro ou quarto mantém um caráter inesperado ou de surpresa, tal qual a abertura sequencial das bonecas ucranianas. 

Os acessos aos ambientes privativos foram viabilizados através de pivôs em aço. Enquanto os quartos revelam ambientes neutros - com uma parede em tijolo rústico para aquecer cada ambiente - o banheiro assume uma proposta mais leve. O forro azul se curva próximo das paredes, ao passo que o revestimento de porcelanato com acabamento de granilite suaviza as arestas de curvatura contínua. Estas escolhas provocam um contraste de percepção imediata em relação à estante, com a intenção de potencializar o caráter de surpresa na exploração espacial deste apartamento de 45 m2.

Confira mais imagens em nossa galeria!

Comentários
Deixe seu comentário

Você também vai gostar
Identificação X
entrar usando o facebook