• CONTENT
Interiores

Apartamento Galeria de Arte

Onde: • 20 de Maio - 2024 | Fotos Eduardo Macarios

A seleção criteriosa de móveis assinados por renomados designers contribui para um espaço que é tanto um apartamento quanto uma galeria de arte moderna

Este apartamento de estilo contemporâneo se destaca pelas peças de mobiliário de design que compõem seus ambientes. Pensado para um casal jovem, amante do design e da arte, o imóvel de 440 m2, em Curitiba, remete a uma casa suspensa, em que o exterior com grandes aberturas oferece a vista de um horizonte ilimitado.

 

 

O desafio foi explorar da melhor forma possível as paredes para criar ambientes integrados e flexíveis, com espaço para arte e iluminação um desafio assumido por Giuliano Marchiorato, do escritório Giuliano Marchiorato Arquitetos, que assina o projeto.

 

“A ideia foi buscar uma integração entre externo e interno de forma a mimetizar a transição entre o interior do apartamento e a varanda que circunda toda a casa, formando assim uma casa suspensa”, explica o profissional.

 

 

As mudanças civis são pontuais, mas definidoras. A primeira mudança foi a de reposicionar a parede original do living. “Buscamos relacionar o living e o home theater e delimitar o íntimo apenas aos ambientes, criando um ambiente mais integrado, mas setorizado por um grande sofá de duas frentes, que atende tanto a casa quanto o living, sem perder a amplitude do espaço”, conta Giuliano.

 

Estar, home theater, jantar e cozinha gourmet fazer parte de um único e amplo espaço com vista para a varanda

 

 

Na parte íntima, a outra mudança foi retirar um dormitório e incorporar esse espaço à suíte master, o que permitiu uma disposição que deixa a cama solta no ambiente, voltada para a abertura generosa da moldura do chão ao teto, tornando o a maior parte. A cabeceira é formatada como um volume que delimita o espaço de circulação de um grande closet e delimita a setorização do quarto, aludindo a um quarto de hotel boutique.

 

Voltada para a grande janela, a posição da cama permite o aproveitamento da vista sudoeste e ganha mais insolação

 

Poltrona Moeda de Zanini de Zanine e poltrona Mole de Sérgio Rodrigues: móveis de designers brasileiros estão distribuídos no apartamento como se compusessem uma galeria de arte

 

A curadoria de móveis brasileiros feita pelo arquiteto, que ama design, faz parte do acervo de arte existente e do mobiliário assinado internacionalmente da família de moradores e foi escolhida para dar flexibilidade aos ambientes e às necessidades. À esquerda, poltrona Shell, do Estúdio Bola e mesa de centro Jader Almeida. À direita, sofá Lego, do Estúdio Bola, e cadeira Baquetas, do Studio Stefanovicz

 

A curadoria de móveis brasileiros abrange desde nomes do design moderno e contemporâneo como o ícone Sergio Rodrigues passando por Zanini de Zanine Jader Almeida, Estúdio Bola, Gustavo Bittencourt até novos designers locais como Dsgnselo, Estudio Latino e Estúdio Local, trazendo pertencimento não só brasileiro, mas também regional. “Esta curadoria Tupiniquim faz parte do acervo existente de arte e mobiliário assinado internacionalmente pela família de moradores que foi escolhido para dar flexibilidade aos ambientes.”, enfatiza o arquiteto.

 

Tons escuros fazem parte da proposta minimalista

 

 

A marcenaria foi pensada como uma composição para cada ambiente. O gourmet (acima) tem armários em inox que compõe com concreto da parede e o granito preto brasileiro com acabamento escovado nas bancadas, resultando em diferentes texturas no espaço.

 

A cozinha é demarcada por marcenaria escura até a altura dos olhos, mas branca na parte superior, o que traz leveza e identidade ao ambiente

 

 

O projeto luminotécnico do apartamento foi planejado com base no minimalismo visual e na pluralidade nas formas como a luz habita os espaços. “Está em alta buscar sempre uma iluminação indireta que permita a criação de diferentes cenários e ambientes. Isso destaca ainda mais o design de interiores”, explica Giuliano.

 

 

Escolhas que proporcionam aos moradores a sensação de morar em uma casa, além de um apartamento. Uma casa suspensa minimalista, de galeria e contemporânea.

 

DETALHES
Área total do apartamento: 440 m2
Data de conclusão: 2021
Níveis de construção: 1
SERVIÇO
www.giulianomachiorato.com

@giulianomarchiorato

Comentários
Deixe seu comentário

Identificação X
entrar usando o facebook