• CONTENT
Décor

Amarelo em três versões

Onde: Curitiba • 21 de Novembro - 2023 | Fotos Créditos nas fotos

Três projetos internacionais que usam tons de amarelo como elemento central do décor

A luminosidade natural dos tons de amarelo foi explorada em três projetos distintos e com diferentes propósitos. No primeiro, a cor foi incorporada à fachada do imóvel residencial em uma vizinhança antiga em Barcelona; no segundo, trouxe colorido especial à cozinha no porão de uma casa vitoriana em Londres; no terceiro, determinou o décor de todo o café inspirado pela cultura cubana e localizado na fria capital da Suécia. Confira os projetos e inspire-se! 

 

Apartamento em Barcelona (fotos: Anna e Eugeni Bach)

 

O estúdio de arquitetura Anna e Eugeni assina o projeto deste edifício residencial em Barcelona, na Espanha. Localizado em um bairro tradicional, sujeito a limitações regulatórias quanto à aparência externa, o imóvel exigiu soluções criativas para modernizar a arquitetura sem destoar excessivamente da aparência dos imóveis vizinhos.

 

O tom de amarelo vibrante escolhido para a decoração foi utilizado nas sacadas, toldos e molduras amarelas, contrastando com a fachada em estuque rústico e ladrilhos tradicionais. Cada um dos três andares abriga um apartamento distinto, cada um com 40m² e layout flexível para se adaptar a vários estilos e perfis de moradores.

 

 

 

Residência com cozinha vibrante (fotos: Peter Landers)

 

A residência no bairro de Islington, em Londres, foi renovada pela equipe do estúdio "Russian for Fish" para acolher a um jovem casal de moradores e seus dois cachorros de estimação. A cozinha ficava no porão da casa construída na era vitoriana, apresentando sérios problemas de iluminação, layout e ventilação.


Para resolver estas questões os arquitetos refizeram o espaço e o enveloparam, quase completamente, em painéis sob medida e móveis de laca amarela. A escadaria de acesso também foi revestida no material e combinada a luzes embutidas e pisos de cimento polido.

 

 

Café à la Wes Anderson (fotos: Mikael Lundblad)

 

O estúdio de arquitetura ASKA assina o décor do Café Banacado - empreendimento localizado em Estocolmo, capital da Suécia. Os tons de amarelo pastel são a base da paleta de cores, que também inclui tons quentes de marrom e off-white. Pensada para evocar os dias ensolarados de Cuba, a decoração combina elementos vintage, como o mobiliário e as paredes com fotos polaroid, à simetria e cenografia pitoresca dos filmes de Wes Anderson.


"Para criar um ambiente harmonioso trabalhamos com sobreposições sutis e tom sobre tom de amarelo. A mesma tonalidade usada nas paredes foi incorporada às mesas e piso, porém em nuances e intensidades diferentes", afirmou a arquiteta Madeleine Klingspor.

 

 

Gostou destes projetos? Acesse nossa galeria para ver todas as imagens e confira as matérias relacionadas para mais conteúdo sobre o tema!

 

*Esta matéria foi adaptada pela equipe Casa Sul a partir do site Dezeen.com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários
Deixe seu comentário

Você também vai gostar
Identificação X
entrar usando o facebook