• CONTENT
Produtos & Tendências

Alerta de Tendência: Novo Retrô

Onde: Curitiba • 18 de Abril - 2022 | Fotos Pinterest

Colorida, eclética e cheia de personalidade: o Novo Retrô veio para ficar.

Parece contraditório combinar "novo" e "retrô" no mesmo conceito, não é? A tendência da vez, porém, mistura estes dois estilos de décor em uma nova proposta cheia de personalidade. Elementos coloridos ou estampados, padrões geométricos e mobília de designers consagrados (como Ray e Charles Eames e Arne Jacobsen) são algumas das principais características associadas ao estilo retrô. A beleza nostálgica e marcante das décadas de 50, 60 e 70 atrai muitos admiradores e garante que o estilo continue em alta demanda em projetos de todos os tipos.

A tendência da vez, todavia, passa longe de ambientes com cara de "museu" ou "cenário". Peças antigas, acervo afetivo e elementos de diferentes décadas contrastam com móveis contemporâneos e elementos atuais em composições inusitadas. O importante é criar um espaço totalmente único, em que referências a diversas épocas geram um décor criativo e equilibrado.

 

Para evitar erros o designer Jonathan Rachman recomenda: "Planeje e crie seu design tomando por base uma única peça retrô. Pode ser um item de mobília, iluminação ou padronagem característica de uma determinada era: o importante é que ela inspire as outras escolhas de décor. Não se preocupe em manter as referências restritas a um só período, vale misturar padronagens do século 18 com peças modernistas e contemporâneas também."

 


Uma boa dica para aderir ao estilo é combinar uma estampa ou padronagem retrô a outros elementos contemporâneos. Vale optar por um eletrodoméstico no estilo, revestimentos de aspecto "antigo" ou mobiliário de designers reconhecidos. Há empresas que produzem peças e linhas específicas para o público que gosta do design retrô. 
 


Designers consagrados, como Arne Jacobsen, Charles e Ray Eames, Eero Saarinen e outros, continuam em alta. O forte apelo estético das suas peças também faz delas um excelente investimento para trazer um "tempero" retrô ao décor. Abaixo, cadeiras  e poltronas do designer Arne Jacobsen.

 

E então? Deu vontade de aderir ao estilo? Confira nossa galeria e matérias relacionadas para mais ambientes inspiradores!

 

Comentários
Deixe seu comentário

Você também vai gostar
Identificação X
entrar usando o facebook