A sinfonia de Jader Almeida
Onde: • 15 de Maio - 2024 |Em entrevista exclusiva para a Casa Sul, o designer brasileiro fala sobre sua primeira participação com estande exclusivo no iSaloni e avalia como a indústria moveleira no Brasil é vista no exterior
Você é um dos principais nomes nacionais quando o assunto é produção industrial de alto padrão e design autoral. Qual a maior diferença entre a indústria europeia e brasileira? O Brasil, hoje, no iSaloni, já conquistou seu lugar no mercado internacional?
É importante salientar que a indústria europeia de mobiliário é uma grande referência mundial, especialmente quando se trata de países como Itália, França, Alemanha e regiões como a Escandinávia. São berços do design e mestres na criação. A indústria brasileira nesse sentido ainda é muito recente, mas, devido à economia globalizada em que vive, não fica para trás em termos de maquinário e técnicas de manufatura. O Brasil há muitos anos já possui incursões significativas na semana de design de Milão, seja no iSaloni ou no Fuorisaloni, tanto com designers e arquitetos contemporâneos como com os modernistas, como Sérgio Rodrigues. Devido à falta de tradição, muitos ainda se surpreendem ao descobrir a origem brasileira dos produtos jaderalmeida, mas conseguem atestar, sobretudo, sua originalidade. A qualidade é a mesma ou superior à de outros países, mas o design é incomparável em sua totalidade.
Como é a experiência de ter um stand próprio, em um dos grandes pavilhões da feira?
Esta é a primeira vez de SOLLOS. e jaderalmeida dentro do iSaloni como presença de marca em estande único, mas há 10 anos participamos de coletivos dentro do salão e com instalações próprias no Fuorisaloni, com algumas edições que aconteceram em Brera e as últimas duas no Palazzo Lita. Vejo que é um caminho natural para uma marca que vem se consolidando também no mercado internacional estar presente em eventos como esse.
Das peças apresentadas no iSaloni, você tem alguma preferida?
Esta foi uma exposição bastante emblemática, do ponto de vista do momento, uma vez que completamos 20 anos dessa parceria, com um portfólio de mais de 120 reconhecimentos e premiações pelo mundo. A cuidadosa seleção de peças e materiais foi composta por esses ícones da nossa produção, que mesclam alguns lançamentos mais recentes, mas já premiados como a poltrona May, e outros que figuram no portfólio há pelo menos 15 anos. A coleção é composta por soluções instigantes e peças elegantes, atemporais e de forte apelo artístico. E isso foi reforçado também neste estande que era como um invólucro que abraçava uma exposição de arte. Temos uma predileção pelo conjunto, não pela peça unitária. É como costumo dizer: prefiro uma sinfonia a uma sonata.
Vamos ter uma loja própria Jader Almeida em Curitiba? Se sim, já temos datas?
Sob a bandeira "jaderalmeida", recentemente inauguramos dois novos showrooms: uma Flagship Store em Brasília, em fevereiro, e outro showroom dedicado ao portfólio In & Out, em São Paulo, em março. Em junho, uma nova Flagship Store será inaugurada em Ribeirão Preto, com quase dois mil metros quadrados, sendo a maior de toda a rede. Todas são parte de um planejamento estratégico que visa tanto o crescimento quanto a distribuição de produtos em pontos estratégicos.
Por: Daniel Moura