“A Equipe Casa Sul está funcionando normalmente em home office. Se precisar falar conosco, ligue para (41) 99966-8360 ou clique aqui para mandar uma mensagem via WhatsApp”

  • CONTENT
Arquitetura

Arquitetura europeia e tropicalismo brasileiro: Triptyque assina projeto inovador em Curitiba

Onde: Curitiba • 20 de Janeiro - 2020 | Fotos Divulgação

Os projetos assinados pelo escritório franco-brasileiro vêm influenciando o mundo já são realidade em Curitiba.

Quando se fala em arquitetura contemporânea e sustentável não há como não pensar no renomado escritório franco-brasileiro Triptyque Architecture. Fundado por Grégory Bousquet, Carolina Bueno, Guillaume Sibaud e Olivier Raffaelli, desde 2000 no Brasil, e 2008 em Paris, a Triptyque é exemplo mundial em projetos que se propõem a contribuir com o desenvolvimento de áreas urbanas a partir de uma arquitetura exclusiva e sustentável.

 

Segundo o sócio-fundador da Triptyque Architecture, Greg Bousquet uma das peculiaridades da Triptyque é o fato de ser um escritório bi-cultural. “Chegamos como os europeus e começamos a abraçar e a amar a cultura brasileira. Então, começamos a mudar um pouco a nossa percepção da arquitetura”. Tudo começou no Rio de Janeiro e a cidade foi responsável por dar a eles o entendimento da geografia carioca. “Entendemos o peso da natureza e trouxemos isso para a arquitetura”.

De acordo com o arquiteto, conceitos chamados de “maiores” também andam junto na missão da Triptyque em construir de forma sustentável, inovadora e singular. “Integrar a natureza no vocabulário da arquitetura não mais como um enfeite ou um paisagismo. A gente tenta sempre ter o pensamento, por exemplo, de como o mineral e o vegetal podem conviver juntos”.

Prova disso são as inúmeras construções que já ganharam o mundo e receberam prêmios reconhecidos internacionalmente. Entre elas, os clássicos Fidalga, edifício-casa vertical no bairro paulistano Vila Madalena, e Colombia, edifício situado em um antigo bairro de São Paulo com a figura do brise-soleil como destaque; o AMATA, também em São Paulo, que foi construído inteiramente em madeira certificada e demonstra a aplicação da naturalização da arquitetura, além de propiciar uma experiência sensorial total; sem falar do ECOTONE, na França, um dos maiores edifícios em madeira da Europa, que deu ao escritório o título de um dos vencedores do "Inventons la Metropole", maior concurso internacional de planejamento e urbanismo da Europa; entre tantos outros. Entre suas premiações está o reconhecimento dos Novos Álbuns de Jovens Arquitetos (NAJA) pelo Ministério da Cultura da França; e a seleção entre as maiores agências internacionais de arquitetura, uma iniciativa da Associação Italiana de Arquitetura e da Crítica (AIAC) que tem como objetivo homenagear as agências não convencionais pela ousadia de seus projetos.

 

Toda a exclusividade e assinatura arquitetônica da Triptyque chegaram a Curitiba: o escritório franco-brasileiro firmou parceria com a incorporadora AG7 para a construção do novo empreendimento de luxo AGE 360, localizado no Ecoville, que será lançado no primeiro trimestre de 2020.

Segundo o diretor criativo da Triptyque Architecture, João Vieira Costa, o AGE 360 é um dos projetos que melhor descreve o que o escritório acredita. “Um processo que é baseado em três pilares fundamentais: o primeiro, a colaboração, ou seja, trata-se de uma consequência a quatro mãos e jamais da imaginação de um único arquiteto; o segundo, a inovação, o projeto tem vários pontos que realmente são novos; e o terceiro é a sustentabilidade como postura inteligente na condução do processo. O AGE 360 é um projeto referência para o futuro por que é um projeto atemporal; ele foi pensado para atender a vários propósitos. Eu acho que a postura do AGE 360 tentou ser a mais rigorosa possível para ser um projeto que seja sustentável e que seja contínuo durante muito tempo”.

O prédio, inspirado nos arranha-céus de Nova York, Londres e Emirados Árabes, irá contar com 33 apartamentos, plantas de 200 a 560m² e vista 360 graus de Curitiba, sendo um dos 20 edifícios mais altos do Brasil. “O AGE 360 é um produto que poderia ser muito bem construído na Europa ou nos EUA, mas que chega a Curitiba”, afirma o sócio fundador da Triptyque, Greg Bousquet.

O edifício residencial ainda será um dos primeiros do mundo a ter a certificação FitWel, desenvolvida por especialistas em saúde e design do governo norte americano, que utilizaram mais de 3.000 estudos científicos em busca de estratégias direcionadas a construção de edifícios mais saudáveis, que permitem melhor qualidade de vida para seus moradores e usuários. De acordo com a médica e sócia executiva da AG7 Realty, Dra. Andressa Gulin, uma das primeiras médicas da América Latina a receber a certificação Fitwel Ambassador e que participou da elaboração do projeto, o ambiente onde vivemos é o principal fator que influencia na saúde do ser humano. “Está na hora de tratarmos nossos lares como um investimento em nossa qualidade de vida, e não apenas como um investimento material ou financeiro”, explica ela.

Para saber mais sobre o novo empreendimento da incorporadora, acesse: https://designforliving.com.br/.

 

Comentários
Deixe seu comentário

Você também vai gostar
Identificação X
entrar usando o facebook