Um livro aberto
Onde: • 23 de Abril - 2025 | Fotos Bia NauiackProjeto de reforma do apartamento de 273 m² no Batel, assinado pelo escritório Estúdio Elmor, ganhou espaços dedicados à leitura e introspecção
Em um mundo extremamente conectado, é possível saber a hora de desligar? Trocar as telas pelo papel, as curtidas por um marcador de páginas, o barulho das notificações pelo som do folhear de páginas. Substituir o FOMO – “fear of missing out”, ou em tradução livre, “o medo de ficar de fora” – pelo JOMO – “joy of missing out”, ou “a alegria de ficar de fora”.
Para ser feliz, somente o necessário: um livro e um espaço confortável. O arquiteto Jorge Elmor, do escritório Estúdio Elmor, recebeu um briefing bem específico ao projetar a reforma deste apartamento de 273 m² no Batel, em Curitiba: “As clientes são mãe e filha, ávidas leitoras, que buscavam um lar intimista, com cores claras e espaços em que pudessem receber amigas do clube do livro, ou montar quebra-cabeças e mergulhar em longas leituras com tranquilidade”, explica.
Madeira natural Rovere e mármore Branco Paraná formam a base do projeto, que ganhou móveis de design brasileiro assinado e peças de memória afetiva. Para compor a atmosfera acolhedora e convidativa à leitura, o arquiteto apostou em telas tensionadas – para hall e circulação – LED em detalhes pontuais no forro de gesso e na marcenaria, como cabeceiras das camas, painéis e cortineiros e espelhos.
Uma das principais soluções do projeto foi a inserção de uma biblioteca integrada ao espaço da suíte máster, pensada especialmente para os encontros entre as amigas do clube de livros. Uma porta camarão, cuja estrutura se dobra sobre si mesma durante a abertura, divide os ambientes. No interior da biblioteca, pufes cuidadosamente posicionados proporcionam um agradável ambiente de leitura.
Serviço
Estúdio Elmor
www.elmor.com.br
@estudioelmor