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Novos conceitos de Consumo: LABMODA

Onde: Curitiba • 13 de Julho - 2020 | Fotos Eduardo Macarios e Nilton Russo

Arquitetos curitibanos desenvolverão loja para o projeto LabModa, orientada para os novos conceitos de consumo, com a parceria do Pátio Batel

O papel da inovação em uma sociedade multifacetada e plural é cada vez mais claro. A tecnologia tem criado novos contextos e parâmetros para a vida das pessoas, afetando também atividades econômicas tradicionais, como o comércio. Nos últimos anos a expansão digital permitiu novas experiências de compra e venda: em um mundo que ainda busca respostas sobre como será o futuro, um grupo de jovens arquitetos e urbanistas de Curitiba está criando opções para um novo modelo de consumo.

O desafio foi proposto pelo LABmoda, plataforma multicriativa que tem o propósito de divulgar a moda autoral do Brasil - em especial, da capital paranaense. Nascida em Curitiba e consolidada na última década, o LABmoda é uma plataforma de lançamento de ideias e  intercâmbio de conhecimento e experiências em um espaço que une moda, arte e comércio. O objetivo é desenvolver uma loja de moda autoral que sintetize aspectos de inovação e transformação digital, proporcionando novas experiências para quem compra e vende. A tarefa será desenvolvida por um grupo de arquitetos de Curitiba, incubados do Atelier 1901 (hub de profissionais iniciantes) em parceria com o Pátio Batel - um dos shoppings mais modernos da capital paranaense.

Assim como o LABmoda, a busca pela inovação e novas soluções criativas sempre foram pilares do Atelier 1901: a incubadora para arquitetos e urbanistas recém-formados busca capacitá-los e auxiliá-los no desenvolvimento de suas carreiras. Modelo de negócio inédito, o Atelier 1901 ganhou forma no fim de 2019 a partir da concepção dos arquitetos Ismael Gustavo Zanardini e Thatiane Botto de Barros, sócios do Studio BaZa Arquitetura e Interiores. O desafio, desta vez, é pensar em um novo formato de varejo em shopping center, a partir do projeto do LABMODA STUDIO.

A ideia é integrar os espaços físico e digital em uma nova experiência de compra e venda de moda. Em conjunto com o Pátio Batel, o LABmoda expandiu seus conceitos ao longo dos anos de parceria, deixando de ser apenas um evento anual para criar novas experiências de consumo e de relacionamento entre criadores e público. “O nosso propósito é criar um novo conceito de loja física, buscando alternativas tecnológicas e seguras que se adaptem a uma nova realidade de consumo”, conta Rafael Perry, idealizador do LABmoda.

A parceria do Pátio Batel com o LABmoda acontece desde 2015 e já contou com três edições realizadas no shopping, valorizando a economia local e o consumo consciente e aproximando criadores e consumidores finais. “O Patio Batel acredita no potencial criativo de projetos como o LABModa e iniciativas como a do Atelier 1901. Desde 2015, apoia o LABModa, valorizando a moda autoral e oferecendo a elas uma vitrine lado a lado a grandes marcas nacionais e internacionais. Esta é uma forma de contribuímos para o aquecimento da economia local, formando potenciais novos lojistas e também profissionais para o segmento do varejo. Nesse ano, o projeto ganhou ainda mais capilaridade com a entrada do Atelier 1901, expandindo o trabalho para dar visibilidade a jovens talentos do segmento de arquitetura”, afirma Mariane Kucinski Caponi, gerente de marketing e relacionamento do Pátio Batel.

LABMODA STUDIO

Como um ambiente conceitual, o LABMODA STUDIO será um projeto pioneiro. O processo de desenvolvimento da nova loja de moda autoral será selecionado por uma banca que avaliará as propostas apresentadas pelos arquitetos incubados do Atelier 1901, na terceira etapa do processo que inclui, ainda, uma parte de pesquisa e um hackathon, uma modalidade de competição interna para a criação das melhores ideias para o projeto. A melhor proposta será selecionada para execução do novo espaço em uma talk ao vivo, no dia 30 de julho.

Em meio às etapas de desenvolvimento, o Pátio Batel e o LABmoda trarão uma programação especial de talks e lives sobre moda, arquitetura e o cenário do futuro. A série de conversas, chamadas de LabTalks, teve início na terça-feira, dia 7 de julho, com um bate-papo entre os idealizadores do projeto, Rafael Perry, do LABmoda, Ismael Zanardini, do Atelier 1901, e Fernando Bonamico, superintendente do Pátio Batel, com a mediação da jornalista de moda Dani Brito.

Todas as LabTalks serão exibidas pelo canal do Pátio Batel no YouTube (https://www.youtube.com/user/patiobatel). A programação completa está abaixo. Para conferir a primeira conversa que marcou o lançamento do LABMODA STUDIO, basta acessar o link https://youtu.be/9lZUqmrV0Ac.

A programação também estará disponível nos perfis do LABmoda (@lab.moda), do Pátio Batel (@patiobatel) e do Atelier 1901 (@atelier.1901) no Instagram.

Mais informações:

Fernando Henrique de Oliveira: fernando@glanzideias.com.br | (41) 99196-9615

Karina Trzeciak |karina@excom.com.br | (41) 99827-8063

Eloisa Malheiros |eloisa@excom.com.br | (41) 99198-1817