Laços de família
Onde: Curitiba • 11 de Maio - 2020 | Fotos Daniel KatzO apartamento de 150 m2, inalterado desde a década de 80, foi totalmente repaginado para receber o jovem casal de moradores
Cada casa possui uma vibração característica, criada por aqueles que ali viveram. As memórias, as festas em família, os almoços de domingo ficam de alguma forma impressos em cada metro quadrado dos espaços. Por isso, ao herdar o apartamento dos avós, pais ou familiares, é fácil sentir-se em casa. A sensação de pertencimento vem naturalmente.
Com a ideia de manter os laços familiares que unem o jovem casal de moradores ao apartamento de 150 m2, localizado no bairro Água Verde em Curitiba, a arquiteta Maria Angélica Gnoato, do escritório MA Gnoato Arquitetura tomou alguns cuidados ao reformar o imóvel: “A ideia do retrofit surgiu para valorizar o imóvel de área útil privilegiada e excelente localização. O apartamento tem um valor afetivo significativo por pertencer à família do casal há anos, assim o resultado foi bastante surpreendente e emocionante”, explica. O projeto foi elaborado através de conceitos contemporâneos, tanto em sua configuração integrando espaços, como na escolha do mobiliário e objetos decorativos. Em sua concepção foram priorizados ambientes amplos que funcionassem de forma prática para receber a família e amigos.
Inalterado desde a década de 80, o apartamento teve sua infraestrutura atualizada por completo. A intervenção previu a substituição de instalações elétricas e hidráulicas, assim como um novo sistema de ar condicionado.
O lavabo, inexistente no projeto original, passou a ocupar o espaço antes pertencente ao armário destinado à chapelaria, próximo ao hall de entrada.
A paleta de cores é composta por tons terrosos, vistos no piso vinílico e no uso da madeira, além de cores vibrantes presentes pontualmente no mobiliário e objetos decorativos. A reforma durou ao todo sete meses.
A pedido dos clientes, os armários da suíte, em madeira natural de imbuia, foram preservados. “Além da transformação completa do apartamento como um todo, o retrofit da madeira é com certeza um dos pontos altos do projeto. Acompanhamos de perto a desmontagem dos armários, selecionando as partes que estavam em bom estado e sem manchas de sol. Aproveitamos praticamente noventa por cento da madeira existente, utilizando-a na sala, acima da lareira, na suíte máster como cabeceira de cama e como painel de TV”, conta a arquiteta.
A iluminação, executada para oferecer a luz adequada a cada ambiente, proporciona a criação de cenários diversos. Um dos destaques é a luminária CACTUS, da designer Carol Gay (Momenttum). Nas suítes, para preservar o pé direito mais alto, não foi feito forro. “Uma das maiores preocupações do escritório é realizar projetos exclusivos. Durante o processo criativo, valorizamos muito o intercâmbio de ideias e o resultado somente é expressado em sua forma plena quando consideramos e efetivamente entendemos a identidade do cliente. Ao mergulharmos nesses sonhos a consequência, traduzida em projeto, é sempre única”, finalizam.
Você confere este e outros projetos nas edições da Revista Casa Sul, disponíveis nas bancas e também em nossa loja virtual.