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Faxina de Ano Novo

Onde: Curitiba • 03 de Janeiro - 2022 | Fotos Divulgação

Dicas para organizar sua casa ou ambiente de trabalho e começar o ano com fôlego renovado

Fim de ano é tempo de festejar, descansar e fazer planos para o futuro. Muita gente, porém, aproveita o o período de recesso para inventariar itens decorativos, de vestuário e de decoração e selecionar aqueles que já não cabem mais na rotina.

Uma boa organização inclui medidas para reaproveitar ou reestruturar espaços de forma a maximizar sua funcionalidade - além de uma bela dose de desapego para se desfazer do que já não tem utilidade. A falta de organização pode acarretar problemas como o acúmulo de poeira, proliferação de insetos, mofo e outras consequências desagradáveis, além de prejudicar bastante a qualidade e praticidade das atividades domésticas e profissionais. 

Felizmente, com criatividade e disposição, é possível dar novas funções a vários utensílios do cotidiano, criando ambientes perfeitamente organizados usando soluções de baixo custo. Cristina Cardoso, arquiteta de apartamentos decorados da Yticon, construtora do Grupo A.Yoshii, oferece algumas dicas. Confira a seguir:

Ordenar as gavetas

Por serem um espaço que armazena uma infinidade de objetos, as gavetas tendem a ficar bagunçadas rapidamente (ainda mais quando não possuem divisórias). Uma boa opção para evitar a bagunça é criar compartimentos internos específicos para cada necessidade. Para evitar despesas, vale a pena adaptar objetos sem uso a novas funções: caixas plásticas para armazenar itens de costura, por exemplo, podem ser aproveitadas para guardar jóias e bijuterias menores. Organizadores de moedas, encontrados em lojas de materiais de escritório, também podem servir como divisórias: colocados por cima do nicho, criam um espaço extra abaixo do organizador.


No escritório, objetos como canecas e potes de vidro sem uso podem ser convertidos em porta-canetas ou porta utensílios. Caixas de presentes, restantes do natal, podem virar arquivos de documentos específicos ou até organizadores de armários: basta usar a criatividade para reimaginar a utilidade daquilo que já está disponível.


Caso a ideia seja investir um pouco mais no décor do espaço profissional, móveis de qualidade que se adaptem às transformações dos ambientes de trabalho são a melhor aposta. O organizador Ubi (foto acima), da Herman Miller, inclui carregador USB e permite configurações diversas para se adequar a qualquer estação de trabalho. 

  

 

Economia de espaço em guarda-roupas

Para otimizar o espaço dos cabideiros, uma dica é sobrepor peças no mesmo cabide, de acordo com o tipo da peça e ocasião de uso. Em épocas frias, deixe as bermudas, vestidos e outras roupas frescas por baixo das peças mais pesadas que serão usadas no dia a dia.

Peças como echarpes, cintos e bolsas, que geralmente ficam soltas no armário, podem ser penduradas no cabideiro com o auxílio de ganchos plásticos, também encontrados em lojas de cabides e objetos em geral. A dica auxilia na fácil visualização e utilização das peças e reduz o volume no guarda-roupas. Caixas de armazenamento e sapateiras de pendurar também ampliam a capacidade de armazenamento e oferecem uma boa alternativa para espaços pequenos.



Nos ambientes profissionais, os espaços abaixo das mesas e estações de trabalho podem ser aproveitados com soluções como carrinhos móveis e gaveteiros de fácil deslocamento. Abaixo, o carrinho OE1, Desenhado por Sam Hecht e Kim Colin para Herman Miller, foi projetado com flexibilidade e usos versáteis em mente. 


 

Considere as estações do ano

Com a mudança das temperaturas as necessidades do dia a dia também se alteram. No verão, por exemplo, não é necessário manter à mão cobertores, lençóis e demais peças de cama adequadas ao inverno. Por isso, embalagens plásticas com zíper (que já vêm incluídas na venda dos jogos de cama) ou embalagens à vácuo, específicas para vestimentas, podem ser uma excelente alternativa para diminuir o volume das peças e armazená-las com maior praticidade.

Nos ambientes profissionais a regra é a mesma, porém com relação a documentos e utensílios. Papéis relativos a declaração de impostos ou despesas anuais, por exemplo, não precisam ficar armazenados junto aos documentos de uso diário. Outros documentos, porém, como notas fiscais e recibos,  merecem atenção especial e devem ser arquivados em ordem alfabética ou de data sempre que possível. Como ficam armazenadas por meses, as caixas plásticas são perfeitas para evitar insetos, poeira e mofo. Colocar um pacote de sílica tambpem ajuda a evitar o acúmulo de umidade e deterioração dos objetos.