Imóveis

Decorando apartamentos pequenos

Onde: Curitiba • 04 de Julho - 2023 | Fotos Carlos Piratininga

Arquiteta destaca desafios dos imóveis compactos e aponta soluções eficazes para decorar um lar completo, ainda que com metragens reduzidas

O espaço reduzido dos imóveis, especialmente nas grandes cidades, está desafiando os profissionais da arquitetura e design a encontrar soluções cada vez mais criativas para atender às necessidades de um novo perfil de moradores. De acordo com a arquiteta Cristiane Schiavoni, à frente do escritório que leva seu nome, jovens que começam uma vida independente ou que desejam facilitar a rotina e economizar nas despesas mensais são os principais investidores dos imóveis compactos.



A mudança comportamental, principalmente da geração Z, também está ligada a um aumento do número de famílias reduzidas. "Viver em um apartamento pequeno implica em uma visão mais prática no perfil de estilo das pessoas. Não ser um acumulador é uma das prerrogativas e saber que é possível adotar um way of life mais enxuto e não perder o conforto. Essas transformações exprimem a essência que temos em nos adaptar e abrem espaço para o novo mundo e estilo de arquitetura que estamos vivendo", analisa.

O apartamento estúdio com apenas 28 m² projetado pela profissional revela algumas soluções para um melhor aproveitamento dos espaços. Confira abaixo as dicas da arquiteta!

 

Ambientes interligados e multifuncionais

 

A tendência de integração dos espaços já é bastante comum em apartamentos maiores. Todavia, o conceito cai como uma luva também nos aptos compactos: a ligação entre os ambientes e a ausência de paredes e obstáculos entre sala de estar, cozinha e varanda, aproveita, ao máximo, cada centímetro de espaço disponível.

 


Com área social e de descanso integradas os espaços compactos parecem muito maiores – o mix entre cores vívidas e mais claras também contribui para isso. No ambiente acima a parede foi revestida com um papel de parede preto e branco, valorizando o colorido das almofadas e o gradiente de bege que marca presença no piso, paredes e teto. "No mobiliário, nos pautamos em desenhos arredondados e orgânicos, tendência na Semana de Design de Milão em 2023. Eles contribuíram para reforçar o sentimento de novos ares e acolhimento no ambiente", pontua a profissional.

 

 
O dormitório foi conectado à varanda, na qual a arquiteta instalou uma pequena área de jantar e um sofá curvo para recepcionar os convidados. Neste espaço, chama a atenção também o Viva Magenta - cor do ano de 2023 pela Pantone - presente nos móveis e objetos decorativos. Ainda na varanda, a proposta de um visual instragamável, junto com a penteadeira e o jardim vertical realizado com plantas preservadas, adiciona um espaço de conexão com a natureza e um pano de fundo perfeito para tirar fotos e gravar vídeos.
 

 
 

Espelhos e reflexos


No décor de interiores os espelhos são peças-chave para reforçar a sensação visual de amplitude. Presentes no estúdio, por meio da marcenaria que combina guarda-roupas, TV e um pequeno home bar, os espelhos também marcaram presença nos armários da cozinha. O uso dos espelhos contribui para valorizar os efeitos da iluminação e para transmitir a sensação de um imóvel mais espaçoso.

 

Móveis planejados e soluções de marcenaria



A marcenaria sob medida é essencial para organizar espaços de forma funcional e versátil. No caso da cozinha, o mobiliário permitiu inserir uma gama variada de funções na pequena área disponível, camuflando a geladeira como se fosse mais uma parte do armário e aproveitando a integração dos os espaços para estabelecer um décor unificado. As peças decorativas selecionadas junto à moradora adicionaram um toque extra de individualidade, deixando o espaço com a cara da jovem proprietária.

 

Organização

Outra prioridade do projeto foi otimizar o layout do apartamento e dispor os ambientes de forma a ampliar sua versatilidade. Uma das soluções foi transformar os nichos inferiores que acompanham a lateral da cama em vãos multiuso para acomodar livros e incluir um grande banco que atende a área da mesa de refeições. Na hora de escolher os objetos para constituir o dormitório, a arquiteta Cristiane Schiavoni deu preferência para peças femininas que harmonizaram com a base amadeirada do piso, teto, cabeceira e parede.

Na sala, a estrutura de drywall entre a parede e a TV abriu uma pequena despensa para armazenamento de objetos."Sem contar que a abertura é extremamente discreta, resolvendo super bem a vida de quem precisa de um pouquinho a mais de área livre", analisa Cristiane.

Confira mais imagens em nossa galeria!