Decoração afetiva
Onde: • 29 de Maio - 2024 |O conceito vem à tona em três espaços da mostra Casacor São Paulo, onde a decoração foi projetada para criar ambientes que ressoem emocionalmente e tragam boas memórias
Memória afetiva no décor de interiores refere-se ao uso de elementos de design que evocam lembranças e emoções positivas para os moradores. Isso pode incluir móveis, objetos decorativos, cores, texturas e layouts que tenham significados pessoais e histórias associadas. Acompanhe os três ambientes que selecionamos e o que têm de característica principal do conceito.
1. Integrar móveis antigos ou peças herdadas que trazem lembranças familiares fazem parte do conceito memória afetiva.
A Galeria Essere, assinada pelo escritório Weiss Arquitetura tem ares contemporâneos com um olhar para o passado. Elementos de antiquariato e o forro saia-e-blusa evocam a nossa memória afetiva e dialogam com elementos mais retos e contemporâneos como visto no restante do mobiliário.
2. Peças artesanais feitas pelos próprios moradores ou por entes queridos são expressões do décor afetivo.
A Casa Legado, projeto do escritório Carol Miluzzi Arquitetura, é um convite para uma experiência sensorial de pertencimento não apenas ao ambiente, mas também ao mundo. Com uma produção minuciosamente pensada, os idealizadores garimparam lojas, antiquários e até mesmo suas próprias casas, tendo alguns objetos passado pelo processo de upcycling com desenho autoral da própria Carol. Outro destaque vai para a mesa de jantar que, segundo Carolina, reflete muito da identidade e essência deste espaço, e veio da casa dela e de seu marido e sócio, Willian, que é o responsável pela execução dos projetos do escritório. E algumas peças, como cadeiras, toalhas e a coleção de crochês das avós do casal que também foram garimpadas em seu acervo pessoal.
3. No décor afetivo, a decoração é projetada para criar um ambiente que ressoe emocionalmente com os habitantes, proporcionando conforto e bem-estar.
O garimpo, as lembranças e o ecletismo do universo criativo do arquiteto Gustavo Scaramella embasam a área de 44 m², do ambiente Hall do Apartamento. A alternância de peças novas e antigas cria histórias em camadas. O resultado é um ambiente no qual passado, presente e horizonte futuro surgem entrelaçados, como no piso de madeira tauari bicolor com círculos de mármore nacional.
Serviço
CASACOR São Paulo 2024
Onde: Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, 2073
Quando: de 21 de maio a 28 de julho de 2024
Horário bilheteria:
Terça a Sábado das 12h às 20h
Domingos e Feriados das 11h às 19h
Horário de funcionamento do evento:
Terça a Sábado das 12h às 22h
Domingos e Feriados das 11h às 21h
Valores totais dos ingressos: De terça a domingo e feriados - R$111,00 (inteira) e R$ 56,00 (meia entrada)
Weiss Arquitetura - @weissarquitetura
Carol Miluzzi Arquitetura - @carolmiluzziarquitetura
Gustavo Scaramella - @gustavoscaramella