Arquitetura

Bossa paulista

Onde: São Paulo • 06 de Maio - 2020 | Fotos Ricardo Bassetti

Novos revestimentos, nova fachada e mobiliário brasileiro atemporal transformaram a residência antiga em um contemporâneo oásis familiar

Reconfigurar a arquitetura da casa para que se adaptasse à rotina de vida social intensa da família foi o principal aspecto da reforma desta residência de 500m2, localizada em São Paulo. “O principal desejo da família era o de que os cômodos fossem mais integrados e a casa mais aberta para o jardim, com vãos maiores e entrada de luz mais generosa”, comentam as arquitetas Amanda Castro e Giovana Giosa, do Studio AG, responsáveis pela repaginação.

 

Mesmo com toda a reconfiguração, a estrutura da casa permaneceu intocada. Todavia, a reforma demandou a substituição total de revestimentos, parte elétrica, hidráulica e algumas alterações no layout original. Para maior segurança, os clientes solicitaram a inclusão de portas pantográficas – estruturas metálicas móveis que funcionam como grades – e para que não atrapalhassem no dia a dia da casa, elas foram embutidas nas paredes. No térreo, para conseguir abrir e integrar a varanda à área social, as arquitetas retiraram um dos pilares originais e inseriram uma viga metálica para proporcionar o reforço estrutural necessário. Já o andar superior ganhou circulações mais organizadas e vãos de janelas maiores.

 

Do lado de fora, optaram por trazer elementos de peso para tornar a volumetria da casa mais interessante: “Optamos por tirar os chanfros da fachada e limpar excessos em geral. Também aumentamos o bloco da sala íntima, tornando-o um volume de concreto que se sobressai ao bloco principal da casa. Criamos uma floreira no primeiro pavimento, elevando o plano verde e replicando a sensação de proximidade à natureza para o andar dos quartos”, explicam.

 

Para o décor, paleta neutra com toques de cor no mobiliário e materiais como couro e fibras naturais. “Dispensamos a demarcação de salas com divisórias e optamos por usar o sofá como divisor de ambientes, com um lado para a sala com lareira e outro para o estar. O banco metálico revestido de couro tem a função de unificar os espaços e o uso de fibra natural, na varanda, aquece o ambiente, filtrando, ainda, a luminosidade natural”, finalizam. Peças contemporâneas e de design brasileiro arrematam o projeto, criando atmosferas sofisticadas em todos os ambientes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Você confere este e outros projetos nas edições da Revista Casa Sul, disponíveis nas bancas e também em nossa loja virtual.