Arquitetura que acolhe
Onde: • 25 de Abril - 2025 |EDUTEA 2025 e o papel dos espaços no respeito à neurodiversidade
Falar sobre autismo é falar de humanidade. De escuta, empatia e inclusão. Por isso, a Casa Sul acredita que a arquitetura também pode — e deve — contribuir para ambientes mais acessíveis, sensoriais e acolhedores. E é com esse olhar que acompanhamos o EDUTEA 2025, evento idealizado por mulheres que vivem e estudam o universo do autismo e da neurodivergência.
A primeira edição acontece no dia 26 de abril de 2025, sábado, das 8h30 às 18h, no Solar do Rosário (Rua Lourenço Pinto, 500 – Curitiba), reunindo palestras, rodas de conversa e trocas potentes.
Entre as fundadoras do Edutea estão a arquiteta Rosana Paciornik Nathan e Hewellen Munyque Gesser. Rosana é autista com Altas Habilidades/Superdotação e arquiteta especialista em NeuroArquitetura, que une ciência, sensibilidade e vivência para repensar a forma como projetamos nossos espaços.
Hewellen Gestora por formação, é graduada em Gestão Financeira, pós-graduada em Administração de Pessoas e especializada em Controladoria e Finanças Corporativas. Além de mãe atípica, é graduanda em Terapia Ocupacional e atendente terapêutica ABA (Análise do Comportamento Aplicada).
Aqui na Casa Sul, o tema da inclusão já foi pauta de podcast e continuará presente em nossos conteúdos. Porque acreditar na diversidade é também repensar o modo como habitamos o mundo.
Assista ao episódio com a arquiteta Alessandra Gandolfi: https://www.youtube.com/watch?v=pw-1h-Dd6hE