Arquitetura

O arquiteto do Pritzker 2026

Onde: • 18 de Março - 2026 |

O Pritzker 2026 reconhece a obra do arquiteto chileno Smiljan Radic Clarke. Conheça a Casa Pite, projeto que explora a relação entre arquitetura, paisagem e matéria.

Criado em 1979 pela família Pritzker (fundadora da rede de hotéis Hyatt Hotels Corporation), o Pritzker Architecture Prize (@pritzkerarchitectureprize) — frequentemente chamado de “Nobel da arquitetura” — distingue arquitetos vivos cuja obra tenha produzido contribuição significativa e duradoura para a arquitetura e para a humanidade.

 

Arquitetos premiados tornam-se referências globais. Suas ideias passam a influenciar universidades, políticas urbanas e a produção arquitetônica em diversos países. Ganhar o Pritzker significa que o profissional entrou para a história da arquitetura mundial.

 

Alguns dos nomes mais influentes da arquitetura contemporânea receberam o prêmio, como Zaha Hadid (2004), Tadao Ando (1995), Renzo Piano (1998) e Alejandro Aravena (2016). O Brasil teve dois vencedores até hoje: Oscar Niemeyer, em 1988, e Paulo Mendes da Rocha, premiado em 2006.

 

Um detalhe curioso: o Pritzker não premia escritórios como empresas, mas arquitetos individuais ou pequenas parcerias, justamente para reconhecer a autoria intelectual da arquitetura.

 

Neste ano, o vencedor foi o arquiteto chileno Smiljan Radic Clarke, conhecido por projetos experimentais e profundamente ligados ao lugar onde são construídos. Ele trabalha frequentemente com volumes simples e estruturas aparentemente elementares, mas que revelam uma grande carga conceitual. Concreto bruto, pedra, madeira e vidro são utilizados de forma direta, permitindo que a arquitetura se destaque pela presença física e pela maneira como se insere no ambiente natural. Em muitos projetos, a construção parece quase pousar na paisagem, reforçando a sensação de que arquitetura e território fazem parte de um mesmo sistema. Entre suas obras mais citadas estão o Restaurante Mestizo, a Casa Pite, o Teatro Regional del Biobío, a reforma e ampliação do Museu Chileno de Arte Pré-Colombino e o Pavilhão da Serpentine Gallery de 2014, em Londres — uma estrutura translúcida apoiada sobre pedras brutas que sintetiza sua abordagem entre o precário e o monumental. 

 

Confira em nossa galeria abaixo o projeto da Casa Pite uma residência localizada no litoral de Papudo, no Chile, construída sobre um terreno rochoso voltado para o oceano Pacífico. O projeto se organiza em um volume linear de concreto que acompanha a topografia da encosta e se abre para a paisagem por meio de grandes planos de vidro. Um amplo terraço funciona como extensão do terreno natural e recebe grandes pedras dispostas como elementos escultóricos, reforçando a relação entre arquitetura e paisagem — um tema recorrente na obra do arquiteto.